sexta-feira, 30 de abril de 2010

Seja um parceiro do meio ambiente, ajude a preservá-lo

Atualmente, vivemos num ambiente onde a natureza é profundamente modificada a cada dia. Muito se tem discutido sobre as melhores formas de tratar e eliminar o lixo, no entanto nada se faz o que se vê em todos os lugares uns mais outros menos é lixo acumulado pelas ruas e como conseqüência disso basta vir à primeira chuva para que esse lixo obstrua os bueiros e faça de nossas ruas verdadeiras piscinas.
A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Pois, por meio delas, é possível recuperar matéria prima que de outro modo seriam tiradas da natureza. Diante da ameaça de escassez dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo.
Mas então como colaborar?
É fácil, basta apenas:
Reduzir o lixo evitando o desperdício revisando seus hábitos de consumo;
Reutilizar tudo o que for possível antes de jogar fora e só então
Reciclar, transformar materiais já usados, por meios de processo artesanal ou industrial em novos produtos.
Devemos ressaltar ainda que através da coleta seletiva e da reciclagem é possível reduzir o volume final de resíduos que seria destinado aos aterros aumentando assim a vida útil dos mesmos.
Seja um parceiro do meio ambiente, ajude a preservá-lo.

domingo, 18 de abril de 2010

Levantamento Quali-quantitativo da Arborização Urbana das Vias Públicas do Município de PLANALTO, SP

Levando em consideração à grande importância da arborização urbana para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida nas cidades e do compromisso voluntário da Prefeitura Municipal de Planalto em se adequar ambientalmente, tomando como base as 10 (dez) diretivas ambientais do programa município “verdeazul”, o Engenheiro Florestal Douglas de Souza Paula realizou o levantamento quali-quantitativo da arborização urbana das vias públicas do município, onde para cada individuo sem utilizar critério de censura foram anotadas as seguintes informações: Localização da árvore; Nome da espécie; Origem da espécie; Condições de fitossanidade; Qualidade de poda; Interferência da copa na rede elétrica e Interferência do sistema radicular nas calçadas, permitindo assim identificar os pontos que mais necessitam de intervenção.
Segundo Eng. Florestal após analisar os dados constatou-se que a arborização do município de Planalto é fragilizada, pois apresentou uma baixa riqueza de espécies, resultando em uma grande abundância de Licania tomentosa; uma maior proporção de espécies exóticas, desvalorizando assim a flora regional; e muitos indivíduos têm causado danos nas calçadas e tem apresentado problemas fitossanitários.
Todos esses pontos negativos são resultados da falta de planejamento para implantação e manejo dessa arborização, devido a falta de um departamento municipal especializado para gerir esse setor, no qual seria responsável pela definição de espécies adequadas para o local e eliminação gradativa das árvores que estão causando danos, evitando o plantio e manutenção feitos erroneamente pela população.