terça-feira, 31 de agosto de 2010

Departamento de Meio Ambiente do Município de Planalto, coleta amostra de esgoto na entrada e na saída da ETE e encaminha para análise

O esgoto é formado pela água utilizada nas atividades diárias, como lavar a louça, roupas, tomar banho, dar descargas entre outras, e se não receber o tratamento adequado, contamina o meio ambiente e prejudica a saúde. Por isso, o tratamento de esgoto é um serviço muito importante para qualidade de vida da população e para o meio ambiente.
Segundo a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), a cada R$ 1,00 (um real) investido em saneamento, economiza-se R$ 4,00 (quatro reais) em medicina curativa.
Sabendo disso, Planalto pode se considerar uma cidade privilegiada, pois conta com sistema de coleta e tratamento de esgoto desde 1976.
Esses serviços são mantidos pela concessionária Sabesp, segundo informações obtidas no site da mesma, o município de Planalto conta com 14.130 metros de rede coletora, 2.685 metros de emissário e 1.333 ligações, coletando 96% do esgoto gerado e tratando 100% desse total.
A fim de saber como anda a eficiência do tratamento, o Departamento Municipal de Meio Ambiente no dia 23/08/2010 coletou amostras do efluente e encaminhou para empresa especializada para análise, cálculo de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio).
Segundo o Interlocutor do Município o Eng. Florestal Douglas de Souza Paula as amostras foram colhidas seguindo os passo recomendados pelo Projeto Município VerdeAzul:
- A primeira amostra foi colhida na entrada da ETE, quando o efluente (esgoto bruto) chega à estação de tratamento.
- A segunda amostra foi colhida na saída da ETE, quando o efluente (esgoto tratado) está sendo encaminhado para o corpo receptor.
Foram colhidos também amostras do Córrego Corpo Receptor (M-Montante / J-Jusante), a fim de saber se a descarga do efluente esta alterando as características do córrego.
Para o Eng. Douglas a população está diretamente ligada na formação e nas características desse efluente (esgoto), portanto é fundamental que cada um se conscientize e faça a sua parte para que o esgoto coletado chegue à ETE da melhor forma possível, portanto, não faça do vaso sanitário de sua casa uma lixeira, não jogue óleo no ralo da pia essas são pequenas ações que contribui muito na qualidade final do efluente.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Na Biblioteca Municipal de Planalto é Inaugurado Espaço para Educação Ambiental

Localizada na Av. Rio Branco, n.° 1118 - Centro, a Biblioteca Municipal de Planalto constitui um espaço que tem como finalidade facilitar o acesso à cultura, à informação, à educação e ao lazer, contribuindo para elevar o nível cultural dos cidadãos. A utilização da Biblioteca Municipal é livre e aberta a todos de segunda a sexta-feira das 8:00 as 21:00 horas.
A fim de diversificar e enriquecer ainda mais esse espaço o Departamento Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal da Educação inauguraram nesta quarta-feira (04/08) a “Estante VERDE AZUL”, composta por livros que abordam a preservação do Meio Ambiente como foco principal, lembrando também que o espaço é uma das exigências do protocolo de intenção do Programa Município Verde Azul, assinado pelo Prefeito Silvio César Moreira Chaves, explica o Interlocutor do Município Eng. Florestal Douglas de Souza Paula.
O Prefeito Municipal Silvinho lembra que o espaço além do valioso acervo bibliográfico conta também com o Programa Estadual Acessa SP, programa este que garante a toda população o acesso democrático e gratuito à internet, visando acabar com a exclusão digital.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Secretaria da Educação em parceria com o Departamento de Meio Ambiente

Replanejamento Escolar que fez a diferença!
Durante o Replanejamento Escolar, referente ao 2º semestre do ano letivo na Escola Municipal Geraldo Alves Moreira de Ensino Fundamental – Ciclo I, nesta terça feira dia 27/07, Direção, Coordenação e Professores da referida escola e da Pré-Escola Maria Andreolli Chaves, puderam contar com a honrosa presença do Interlocutor do Município de Planalto Eng. Florestal Douglas de Souza Paula.
O convite foi feito pela Secretária Municipal de Educação Sra. Elizabel Ferreira Lopes, onde a mesma pediu ao referido engenheiro que abordasse as “Questões Ambientais”, que poderão ser desenvolvidas nas escolas.
Dentre outras explanações o engenheiro Douglas explicou a Lei n.° 030/2010 que fixa o Calendário das Datas Comemorativas Ambientais e a Lei 031/2010 que Institui a Política Municipal de Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino.
Para o Prefeito Municipal Silvio Cesar Moreira Chaves levar a questão ambiental para as crianças é o que vai fazer toda a diferença e mudar a consciência coletiva da população.
Assim, a grande tarefa da escola é proporcionar um ambiente escolar saudável e coerente com aquilo que ela pretende que seus alunos aprendam, para que possa, de fato, contribuir para a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente.
Segundo o Interlocutor Eng. Florestal Douglas de S. Paula para isso é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, promovendo atividades que possibilitem uma participação concreta dos alunos, desde a definição dos objetivos e dos caminhos a seguir para atingi-los.
O Setor Municipal de Educação agradece as valiosas explicações proferidas pelo referido engenheiro e argumenta que o cuidado com o Meio Ambiente é uma atitude que vai além de qualquer idade, formação, profissão, classe social ou nível de escolaridade, enfim, não é um assunto para ser discutido só nas escolas e sim em toda sociedade.