quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE PLANALTO ADQUIRE COM RECURSO PRÓPRIO UMA TRITURADORA DE GALHOS

Questões ambientais como reciclagem, sustentabilidade e combate ao desperdício de recursos naturais são assuntos da atualidade. Com foco nessa temática, o Prefeito Municipal Silvio César Moreira Chaves da um novo passo na área ambiental adquirindo para o município de Planalto uma trituradora de galhos visando o reaproveitamento do material orgânico derivado das podas de árvores.
De acordo com o Interlocutor do município o Eng. Florestal Douglas de Souza Paula, o objetivo é dar uma destinação adequada aos resíduos provenientes de podas, cortes programados de árvores e pela manutenção dos jardins.
O equipamento foi adquirido através de licitação, na modalidade Carta Convite pelo valor de R$ 38.000,00 (trinta e oito mil reais). A empresa vencedora que apresentou a melhor proposta foi a G 3 Maquinas Agrícolas LTDA – ME,   a mesma será paga em 10 (dez) parcelas mensais iguais de R$ 3.800,00 (três mil e oitocentos reais), conforme a proposta apresentada, sem índice de reajuste.
O modelo do triturador é o CHARGER 35.0 G, que pode receber galhos com até 4 polegadas, cerca de 10 centímetros de espessura. A capacidade de produção é de, no mínimo 10 m3/hora. No local onde a maquina esta instalada foi construída uma base de concreto para fixá-la. A previsão é de que em 15 dias o triturador já esteja em funcionamento.
Segundo o Prefeito Municipal Silvio César Moreira Chaves, a administração está trabalhando no sentido de buscar o Certificado de Município VerdeAzul e, sem dúvida, essa aquisição vem ao encontro das necessidades da cidade.  
É importante que a população colabore, no momento em que fizer a limpeza do seu quintal, colocando os galhos na rua separados do entulho, caso contrário ficará difícil a coleta.
Vale lembrar também, que mesmo que o município de Planalto disponha de uma maquina com a finalidade de triturar galhos oriundos das podas de árvores e cortes programados, as mesmas só deveram ocorrer se forem necessárias, e quando realizadas deveram obedecer a critérios técnicos, finalizou o Eng. Florestal Douglas.
PODA DRÁSTICA É CRIME – Lei de Crimes Ambientais:
Lei n.° 9.605 / 98 – Art. 49: Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia.
Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
Parágrafo Único – No crime culposo, a pena é de um a seis meses, ou multa.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

CAMPANHA DE OLHO NO ÓLEO

O que fazer com o óleo de cozinha? Essa é a pergunta que muitos fazem depois de utilizar o óleo. A falta de resposta para essa pergunta é preocupante, pois quando jogado em local inadequado exemplo no ralo da pia além de provocar o entupimento das tubulações das redes de esgoto aumentando os custos do tratamento causa um enorme impacto ao meio ambiente.
Sendo assim torna se cada vez mais urgente a adoção de ações para a preservação ambiental.
Pensando nisso a Prefeitura Municipal de Planalto através de seu Departamento de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação lançaram a campanha “De Olho no Óleo” sob a coordenação do Interlocutor do município frente ao Projeto Município Verde Azul.
O objetivo da campanha é promover a educação ambiental envolvendo, as escolas e a comunidade, incentivando a população a adquirir novos hábitos, dando uma destinação correta para o óleo de cozinha.
Sendo assim, para a coleta dos óleos utilizados, foi instalado na Escola Municipal Geraldo Alves Moreira o primeiro ECOPONTO destinados para o recebimento desse produto.
Para o Eng. Florestal Douglas, o município esta fazendo a sua parte, criando mecanismos para atuar na preservação ambiental, no entanto a colaboração da comunidade é muito importante. Está na hora de cada um de nos fazermos a nossa parte, portanto caros munícipes armazenem o óleo de cozinha em garrafas pets e leve até o ponto de coleta.
O Prefeito Municipal Silvio César Moreira Chaves relata que quer colocar esses pontos de coleta em vários outros locais da cidade, para que assim, facilite o acesso a toda população, aumentando o recolhimento.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Recreação e aprendizado marcam viagem de alunos da rede municipal de ensino ao Zoológico

Nos dias 19 e 20/08/2010, alunos da Escola Municipal Geraldo Alves Moreira, do município de Planalto - SP visitaram o Zoológico Municipal de São José do Rio Preto, acompanhados pelas professoras Regina Célia Honorato Nicolau, Wilma Fernandes Pereira, Eliana Ottoni da Silva e Gisele Rodrigues Felix, sendo auxiliadas pelas inspetoras de alunos Marinez Soares Lyra e Edinéia Narciso Vicente dos Santos.
Segundo as professoras, primeiramente os alunos passaram por uma conversa prévia visando o direcionamento dos mesmos e as questões ambientais que seriam vivenciadas dentro das dependências do zoológico, facilitando o desenvolvimento das outras atividades tais como, roda de conversa, dramatização, desenhos, relatos e exposição de fotos.
A Secretária da Educação do município, professora Elizabel Ferreira Lopes argumentou que tem dado todo apoio aos educadores em realizar atividade extraclasse como esta, pois além da recreação, enriquece a aprendizagem dos alunos, propiciando também a conscientização e mudança concretas de hábitos e atitudes para preservação do meio ambiente.
Nossas crianças precisam ter opções variadas e enriquecedoras de aprendizagem e essas visitas trazem essa oportunidade, além de ter também o objetivo de cumprir mais um dos quesitos da diretiva Educação Ambiental do Projeto Estadual Município VerdeAzul, ressalta o Prefeito municipal Silvio César Moreira Chaves.
O Prefeito Municipal Silvinho, pode ter certeza de que todo esse apoio que vem dando para que a Educação Ambiental faça parte do cotidiano dos alunos trará bons resultados num futuro próximo, pois, serão eles os multiplicadores destes saberes para toda sociedade, comentou o Interlocutor do município o Eng. Florestal Douglas de Souza Paula.