sábado, 22 de dezembro de 2012

MUNICÍPIO DE PLANALTO AVANÇA MAIS 30 POSIÇÕES NO RANKING ESTADUAL DO PROGRAMA MUNICÍPIO VERDE AZUL

Nesta terça-feira, 18 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes realizou-se a divulgação do Ranking Ambiental Paulista 2012.
Lançado em 2007, o Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista. No ano de 2011, 159 cidades foram certificadas. Em sua V edição o Programa Município Verde Azul certificou 134 municípios sendo estes reconhecidos como exemplo na gestão ambiental. Todo ano as exigências vão aumentando e com isso as dificuldades também aumentam prova disso é a redução no número de cidades certificadas de 2011 para 2012.
Segundo o Eng. Florestal Douglas de Souza Paula, apesar de todos os entraves, de ser ano de eleições municipais o município de Planalto não perdeu o foco, prova disso é o avanço de mais 30 posições no Ranking Estadual. Dos 645 municípios do estado Planalto em 2011 estava classificado em 244 e neste ano subimos para 214.
Para o Prefeito Silvio César Moreira Chaves, o processo de certificação ambiental perante o PMVA não é nada fácil, pois, todo ano é necessário cumprir metas impostas no ano anterior e estabelecer novas metas para o ano seguinte, estou muito feliz por ter iniciado este trabalho ambiental em minha gestão, o caminho está traçado, nosso município já avançou 261 posições perante o Estado de São Paulo, parabéns a todos que colaboraram tenham um Feliz Natal e um Prospero Ano Novo.     

13 AERADORES FORAM INSTALADOS NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DO MUNICÍPIO DE PLANALTO

É de conhecimento de todos que o município de Planalto possui um sistema de coleta e tratamento de esgoto sendo estes serviços realizados pela SABESP.  
Considerando que mais de 40% dos brasileiros ainda não dispõem destes serviços, nos planaltenses podemos nos considerar uma população privilegiada, no entanto o simples fato de possuir esses serviços em nossa cidade o problema não está completamente resolvido é necessário que se faça uma boa gestão de todo processo para atingir os padrões de qualidade estabelecidos pela legislação vigente.
Desta forma, semestralmente a prefeitura municipal realiza o monitoramento da eficiência da ETE considerando o parâmetro DBO5.
A fim de melhorar a qualidade deste serviço prestado a nosso município a SABESP instalou 13 aeradores na ETE, segundo o encarregado pelo posto de operação o Sr. Marcelo Antonio Rondini os aeradores são equipamentos destinados a melhorar a oxigenação do efluente com o intuito de oxidar a matéria orgânica, proporcionando condições favoráveis para o crescimento de microrganismo, além de promover uma efetiva mistura do lodo, evitando pontos de sedimentação e desta forma aumentar a eficiência do tratamento.
Segundo o Eng. Florestal Douglas de Souza Paula, o monitoramento semestral deve continuar, pois este é um mecanismo que temos para cobrar da concessionaria caso a mesma não atenda os padrões de eficiência estabelecidos na legislação.  

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

DEPARTAMENTO DO MEIO AMBIENTE DE PLANALTO JUNTAMENTE COM O CORPO DE BOMBEIRO DE JOSÉ BONIFÁCIO PROMOVE CURSO DE ATUALIZAÇÃO DA BRIGADA DE INCÊNDIO

Nesta ultima quinta-feira dia 20 de setembro de 2012, o Departamento Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Corpo de Bombeiro de José Bonifácio, promoveu um Curso de Atualização da Brigada de Incêndio.
A capacitação foi realizada no prédio da Câmara Municipal “Paulino Lopes de Souza” onde desde já agradecemos a colaboração do Presidente desta casa o Sr. José Roberto de Godoy, ministrado pelo Bombeiro Garcia da Base de José Bonifácio suas explanações serviram para que os servidores municipais Douglas de Souza Paula, Manoel Antonio T. de Andrade, Vagner dos R. Sequeira, Antonio B. Dionísio, Mauro G. de Mendonça, Adriano Franceschini e também o Sr. João Carlos Euzébio, pudessem relembrar conceitos e procedimentos que deverão ser empregados caso haja necessidade de combater incêndios em pastagens ou fragmentos de matas.
Segundo o Eng. Douglas, esta atualização anual é uma das exigências do Programa Município Verde Azul da Secretária Estadual do Meio Ambiente, em nome da administração municipal, agradeço a todos que vem colaborando com nossos trabalhos.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PLANALTO RECEBE NOVOS LIVROS

A partir do ano de 2009 o município de Planalto assinou um “Protocolo de Intenção” juntamente com a Secretária Estadual de Meio Ambiente, no qual, se compromete a desenvolver uma agenda de 10 diretivas ambientais onde a Educação Ambiental vem a ser uma delas.
Com o objetivo de atender os critérios estabelecidos pelo Programa Estadual Município Verde Azul em agosto de 2010 foi inaugurada no espaço da biblioteca municipal a “Estante VERDE AZUL”, composta por 20 livros que abordam a preservação ambiental. A fim de que esta estante fique sempre atualizada proporcionando conhecimento aquém o busca, no dia 24/08 o prefeito Silvinho juntamente com o Eng. Florestal Douglas fizeram a entrega de mais 10 livros.
Localizada na Av. Rio Branco, n.º 1118 – Centro, a Biblioteca Municipal, constitui um espaço que tem como finalidade facilitar o acesso à cultura, a informação, à educação e ao lazer, contribuindo para elevar o nível cultural dos cidadãos.
Para o Prefeito Silvinho, muitas pessoas não têm condições de comprar um livro ou ter um computador com internet em casa desta forma nos administradores públicos temos o dever de proporcionar espaços como este.
Desta forma o Eng. Douglas, ressalva que a biblioteca além do valioso acervo bibliográfico conta também com o Programa Estadual Acessa SP, programa este que garante a toda população o acesso democrático e gratuito à internet, visando acabar com a exclusão digital.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE PLANALTO REALIZA MONITORAMENTO NO ATERRO SANITÁRIO “VALAS”

A partir do ano de 2009 o município de Planalto assinou um “Protocolo de Intenção” juntamente com a Secretária Estadual de Meio Ambiente, no qual, se compromete a desenvolver uma agenda de 10 diretivas ambientais onde o Resíduo Sólido é uma delas.
Com o objetivo de atender os requisitos desta diretiva e também buscando manter o aterro municipal sempre dentro das normas adequadas de preservação ao meio ambiente e a saúde pública, semanalmente são realizadas visitas de monitoramento.
Segundo o Eng. Florestal Douglas de Souza Paula, nessas visitas entre vários outros parâmetros é analisado principalmente se o resíduo está sendo recoberto diariamente, pois desta forma evita-se a atração de animais “urubus” e até mesmo de possíveis catadores.
Para o Prefeito Silvinho, este acompanhamento semanal é fundamental, pois nos permite tomar as decisões no momento certo, prova disso é nosso histórico de IQR nos últimos cinco anos, parabéns a todos que colaboram na obtenção destes ótimos resultados.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

ENGENHEIRO FLORESTAL PROFERE PALESTRA AMBIENTAL NAS DEPENDÊNCIAS DO CRAS DE PLANALTO

Atendendo ao convite do CRAS – Centro de Referência e Assistência Social de Planalto, em uma tarde bonita e agradável, dia 29 de maio, o Departamento Municipal de Meio Ambiente através do Eng. Florestal Douglas de Souza Paula, realizou uma importante palestra para munícipes beneficiados por programas sociais como Renda Cidadã e Bolsa Família. A coordenadora do CRAS, Alessandra Nogueira, deu inicio à reunião, agradecendo a presença de todos e apresentando o referido profissional que abril sua apresentação destacando, qual a situação da destinação dos resíduos sólidos gerados no município de Planalto. Segundo o Eng. Douglas, a intenção da palestra foi conscientizar todos ali presentes sobre a importância da destinação correta dos resíduos sólidos gerados em nossas residências. Lembrando que, quando os servidores municipais recolhem esses resíduos na porta de nossas casas ele não desaparece apenas é levado para outro local chamado “aterro”, onde a qualidade desta área pode ser influenciada pelo tipo de resíduo que descartamos. Neste sentido foi abordado também à importância da implantação da coleta seletiva, o que proporcionaria geração de renda e aumento da vida útil de nosso aterro. A assistente social do CRAS, Maria Cristina, finalizou agradecendo à plateia, elogiou a apresentação do Eng. Douglas, agradeceu também ao prefeito municipal Silvinho, como é mais conhecido e destacou que é muito importante para a população ser conscientizada sobre aspectos que envolvem cuidados e preservação do meio ambiente.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

ATERRO EM VALAS DO MUNICÍPIO DE PLANALTO RECEBE UMA DAS MELHORES NOTAS DA BACIA DO BAIXO TIETÊ

Nesses últimos dias, muitos planaltenses vêm demonstrando um grande interesse em saber qual a situação do aterro municipal. Segundo o prefeito Silvio César Moreira Chaves a busca por esta informação se deve ao fato da CETESB ter reprovado três cidades da região de Araçatuba-SP por depósito irregular de resíduos. Entre as cidades de nossa região que foram reprovadas o aterro de Buritama foi a que obteve a pior nota sendo considerado inadequado.
Para o Eng. Florestal Douglas de Souza Paula, é preciso entender que quando o resíduo é recolhido pelos servidores municipais na porta de nossas residências ele não desaparece, apenas é levado para outro local denominado “aterro”, no qual, precisa ser gerenciado de forma efetiva para que não venha a causar problemas ambientais.
Sendo assim, na antemão destes municípios reprovados o aterro do município de Planalto após ser avaliado no dia 27/01/2012 pela CETESB, obteve IQR igual a 9,1 sendo considerado adequado, ficando em 14° entre os 50 municípios do Baixo Tietê.
Esta avaliação chamada de IQR “Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos”, mostra a situação momentânea da área, e pode ser classificado dependendo da pontuação em:
Condições Inadequadas: IQR de 0 a 6,0
Condições Controladas: IQR de 6,1 a 8,0
Condições Adequadas: IQR de 8,1 a 10
Para o prefeito Silvinho, o aterro municipal vem sendo bem gerenciado, por nossa equipe, prova disso é que nos últimos 5 anos fomos enquadrados pela avaliação da CETESB em condições adequadas, lembrando que essas informações podem ser obtidas no site da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, www.cetesb.sp.gov.br acessem e confiram.
Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos do Município de Planalto – IQR.
ANO
PONTUAÇÂO
2007
8,6
2008
8,9
2009
9,0
2010
8,6
2011
9,1
Segundo o Eng. Florestal Douglas, esse bom desenpenho do municipio de Planalto nas questões ambientais se deve ao apoio que o prefeito Silvinho oferece a nos servidores para que possamos desenvolver nossas atividades sempre buscando o melhor para nossa cidade, aproveito esta oportunidade para agradecer a todos que vêm colaborando.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE PLANALTO REALIZA LEVANTAMENTO EM PRÉDIOS PÚBLICOS BUSCANDO DETECTAR DESPERDÍCIO DE ÁGUA

Nesta ultima quarta-feira dia 18/04 o Departamento de Meio Ambiente através dos servidores municipais o Eng. Douglas, o Fiscal Atilio (Tilim) e o Pedreiro Renaldo, realizaram vistorias em alguns dos prédios públicos buscando detectar o desperdício de água através de vazamentos nos encanamentos ou em torneiras danificadas.
Segundo o Eng. Florestal, Douglas de Souza Paula o objetivo desta ação é promover a conscientização ambiental além de reduzir os gastos públicos no fim do mês.
Lembramos também, que no dia 14 de abril de 2012 foi publicado no DOE a Resolução SMA n.° 19/2012 no qual, estabelece os parâmetros para avaliação dos Planos de Ações Ambientais, para o exercício de 2012, no âmbito do Programa Município Verde Azul, no qual esta ação enquadra-se como pró-atividade na Diretiva “Uso da Água”.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

PLANALTO AVANÇA MAIS 37 POSIÇÕES NO RANKING DO PROGRAMA MUNICÍPIO VERDE AZUL

O Programa Município Verde Azul lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo chegou a sua quarta edição. E nesta segunda - feira 2 de abril, o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, juntamente com o governador do Estado Geraldo Alckimin em cerimônia no Palácio dos Bandeirante, divulgaram o novo ranking ambiental dos municípios paulistas certificados no PMVA de 2011.
O município de Planalto esteve representado no evento pelo assessor do prefeito, o Sr. Valdeci Romera e pelo Eng. Florestal, Douglas de Souza Paula.
De acordo com as normas do Programa, para que o município consiga a certificação é necessário cumprir rigorosamente dez diretivas ambientais sendo elas: esgoto tratado, resíduos sólidos, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, uso da água, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.
Este ano, dos 645 municípios do estado que participam do Programa, somente 158 foram certificados, pois alcançaram médias acima de 80 pontos em uma avaliação que varia de zero a 100.
Prova do comprometimento da administração municipal no desenvolvimento das ações ambientais, o município de Planalto avançou mais 37 posições no ranking estadual, ficando classificado em 244.
Segundo o Eng. Florestal Douglas, a elevação da nota do município de Planalto se deve ao apoio recebido pelos demais setores da Administração Municipal, da sociedade civil e também pela colaboração da Câmara Municipal na atualização e aprovação de Leis Ambientais.
Para o prefeito Silvinho o objetivo é continuar ano a ano elevando o município de Planalto no ranking estadual e para isso buscaremos equipar o Departamento de Meio Ambiente de modo que facilite o desenvolvimento das ações.
Em nome da administração municipal eu Douglas de Souza Paula quero agradecer a todos que colaboraram para que Planalto se tornasse uma cidade ambientalmente melhor, sei que ainda a muito que se fazer, porém já sinto nesse momento uma imensa alegria por estar certo de que nossa comunidade e o setor público vêm mudando de atitude, vem se sensibilizando dia a dia de nossa relação com o meio ambiente, e isso nos deixa otimista, pois caberá somente a cada um de nós a responsabilidade de dar continuidade ao processo de mudança local por uma causa global.

sábado, 3 de março de 2012

MUNICÍPIO DE PLANALTO BUSCA CERTIFICAÇÃO NO PMVA

A Prefeitura, por intermédio do Departamento de Meio Ambiente, protocolou no dia 19/01/2012 (quinta-feira) os arquivos comprobatório de cada diretiva ambiental implementadas no ano de 2011, do Programa Município Verde Azul, promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente.
O município de Planalto ano a ano vem evoluindo no PMVA, em 2009 encontrava-se na posição 481 no ranking com 37,66 pontos, já no ano de 2010 avançou para posição 281 no ranking com 61,88 pontos. A expectativa é que o município evolua ainda mais este ano devido as varias ações que foram implementadas além das ações dos anos anteriores que foram mantidas e aprimoradas.
Para o Interlocutor Municipal no PMVA, Eng. Florestal, Douglas de Souza Paula, a busca do município pelo Selo Verde Azul não é nada fácil, haja vista que é necessário cumprir rigorosamente uma lista com 10 diretivas ambientais pré-estabelecida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, sendo necessário obter pontuação igual ou superior a 80.
Segundo Valdeci Romera suplente no PMVA, para realização de algumas ações são necessários altos investimentos se tornando assim um entrave. No entanto, temos como ponto forte o Prefeito Municipal Silvio César Moreira Chaves que nos da total apoio para que possamos buscar conhecimento e adequar às ações a realidade de nosso município, agora é continuar trabalhando e aguardar a divulgação do novo Ranking.