O Programa Município Verde Azul lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo chegou a sua quarta edição. E nesta segunda - feira 2 de abril, o secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas, juntamente com o governador do Estado Geraldo Alckimin em cerimônia no Palácio dos Bandeirante, divulgaram o novo ranking ambiental dos municípios paulistas certificados no PMVA de 2011.
O município de Planalto esteve representado no evento pelo assessor do prefeito, o Sr. Valdeci Romera e pelo Eng. Florestal, Douglas de Souza Paula.
De acordo com as normas do Programa, para que o município consiga a certificação é necessário cumprir rigorosamente dez diretivas ambientais sendo elas: esgoto tratado, resíduos sólidos, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, uso da água, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.
Este ano, dos 645 municípios do estado que participam do Programa, somente 158 foram certificados, pois alcançaram médias acima de 80 pontos em uma avaliação que varia de zero a 100.
Prova do comprometimento da administração municipal no desenvolvimento das ações ambientais, o município de Planalto avançou mais 37 posições no ranking estadual, ficando classificado em 244.
Segundo o Eng. Florestal Douglas, a elevação da nota do município de Planalto se deve ao apoio recebido pelos demais setores da Administração Municipal, da sociedade civil e também pela colaboração da Câmara Municipal na atualização e aprovação de Leis Ambientais.
Para o prefeito Silvinho o objetivo é continuar ano a ano elevando o município de Planalto no ranking estadual e para isso buscaremos equipar o Departamento de Meio Ambiente de modo que facilite o desenvolvimento das ações.
Em nome da administração municipal eu Douglas de Souza Paula quero agradecer a todos que colaboraram para que Planalto se tornasse uma cidade ambientalmente melhor, sei que ainda a muito que se fazer, porém já sinto nesse momento uma imensa alegria por estar certo de que nossa comunidade e o setor público vêm mudando de atitude, vem se sensibilizando dia a dia de nossa relação com o meio ambiente, e isso nos deixa otimista, pois caberá somente a cada um de nós a responsabilidade de dar continuidade ao processo de mudança local por uma causa global.