sábado, 22 de dezembro de 2012

MUNICÍPIO DE PLANALTO AVANÇA MAIS 30 POSIÇÕES NO RANKING ESTADUAL DO PROGRAMA MUNICÍPIO VERDE AZUL

Nesta terça-feira, 18 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes realizou-se a divulgação do Ranking Ambiental Paulista 2012.
Lançado em 2007, o Município Verde Azul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista. No ano de 2011, 159 cidades foram certificadas. Em sua V edição o Programa Município Verde Azul certificou 134 municípios sendo estes reconhecidos como exemplo na gestão ambiental. Todo ano as exigências vão aumentando e com isso as dificuldades também aumentam prova disso é a redução no número de cidades certificadas de 2011 para 2012.
Segundo o Eng. Florestal Douglas de Souza Paula, apesar de todos os entraves, de ser ano de eleições municipais o município de Planalto não perdeu o foco, prova disso é o avanço de mais 30 posições no Ranking Estadual. Dos 645 municípios do estado Planalto em 2011 estava classificado em 244 e neste ano subimos para 214.
Para o Prefeito Silvio César Moreira Chaves, o processo de certificação ambiental perante o PMVA não é nada fácil, pois, todo ano é necessário cumprir metas impostas no ano anterior e estabelecer novas metas para o ano seguinte, estou muito feliz por ter iniciado este trabalho ambiental em minha gestão, o caminho está traçado, nosso município já avançou 261 posições perante o Estado de São Paulo, parabéns a todos que colaboraram tenham um Feliz Natal e um Prospero Ano Novo.     

13 AERADORES FORAM INSTALADOS NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DO MUNICÍPIO DE PLANALTO

É de conhecimento de todos que o município de Planalto possui um sistema de coleta e tratamento de esgoto sendo estes serviços realizados pela SABESP.  
Considerando que mais de 40% dos brasileiros ainda não dispõem destes serviços, nos planaltenses podemos nos considerar uma população privilegiada, no entanto o simples fato de possuir esses serviços em nossa cidade o problema não está completamente resolvido é necessário que se faça uma boa gestão de todo processo para atingir os padrões de qualidade estabelecidos pela legislação vigente.
Desta forma, semestralmente a prefeitura municipal realiza o monitoramento da eficiência da ETE considerando o parâmetro DBO5.
A fim de melhorar a qualidade deste serviço prestado a nosso município a SABESP instalou 13 aeradores na ETE, segundo o encarregado pelo posto de operação o Sr. Marcelo Antonio Rondini os aeradores são equipamentos destinados a melhorar a oxigenação do efluente com o intuito de oxidar a matéria orgânica, proporcionando condições favoráveis para o crescimento de microrganismo, além de promover uma efetiva mistura do lodo, evitando pontos de sedimentação e desta forma aumentar a eficiência do tratamento.
Segundo o Eng. Florestal Douglas de Souza Paula, o monitoramento semestral deve continuar, pois este é um mecanismo que temos para cobrar da concessionaria caso a mesma não atenda os padrões de eficiência estabelecidos na legislação.