quinta-feira, 22 de agosto de 2013

DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE DE PLANALTO REALIZA O 2° MONITORAMENTO DO ATERRO SANITÁRIO EM VALAS

Faltando pouco mais de um mês para o encerramento do Programa Estadual Município Verde Azul - Ciclo 2013, o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Planalto vem executando varias ações que visam cumprir todos os critérios estabelecidos em cada diretiva do programa.
No último dia 05 de agosto foi realizado o 2° monitoramento do Aterro Sanitário em Valas, sendo este um dos critérios da diretiva "Resíduos Sólidos". Amparado pela planilha fornecida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, o engenheiro florestal e responsável pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente, Douglas de Souza Paula, realizou a inspeção no Aterro Sanitário, onde foi avaliado o dimensionamento de valas, a disposição, compactação e aterramento dos resíduos, a presença de animais e catadores, entre outros itens.
Segundo Douglas, que também é Interlocutor do município de Planalto junto ao Programa Município Verde Azul, para atender às diretivas do programa é necessário realizar duas avaliações, uma em cada semestre. "Vale ressaltar que diariamente acompanho os trabalhos realizados na área do Aterro, desta forma qualquer irregularidade que possa aparecer, as providencias são instantâneas. A atual gestão municipal tem dado total suporte nesse tema. Aproveito a oportunidade para agradecer toda a equipe que esteve envolvida neste trabalho, pois tenho certeza que nosso Índice de Qualidade de Disposição de Resíduos (IQR) gerado pela CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) será, mais uma vez, um dos melhores", conclui Douglas. 

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PLANALTO RECEBE NOVOS LIVROS COM TEMAS RELACIONADOS AO MEIO AMBIENTE

A Prefeitura Municipal de Planalto, através do Departamento de Meio Ambiente, adquiriu novos exemplares de livros ambientais que foram destinados à Biblioteca Municipal, na “Estante Verde Azul”.
Com o objetivo de atender critérios estabelecidos pelo Programa Estadual Município Verde Azul, a “Estante Verde Azul” foi inaugurada no ano de 2010, sendo composta por livros que abordam a preservação do meio ambiente. Desta maneira, a fim de diversificar e enriquecer ainda mais o valioso acervo bibliográfico da mesma, no último dia 24, quarta-feira, o espaço recebeu novos livros com temas voltados as questões ambientais. A entrega foi feita pelo prefeito André Luiz Severino da Silva e pelo Engenheiro Florestal e responsável pelo Departamento de Meio Ambiente Douglas de Souza Paula.
Segundo Douglas, esta ação é muito mais importante do que apenas atender o Programa Município Verde Azul. “O incentivo a leitura é fundamental para o enriquecimento cultural de toda comunidade, deste modo nós que atuamos na administração pública temos o dever de facilitar e garantir o acesso a informação. Esta é uma das prioridades da atual administração”, finalizou Douglas.
Para o prefeito André a preservação do meio ambiente é uma das prioridades não só de sua administração, mas também é uma necessidade mundial. “Temos que fazer a nossa parte. Quero melhorar cada vez mais a qualidade de vida da nossa população e a proteção aos recursos naturais é uma das nossas prioridades também. A administração municipal, através do Departamento de Meio Ambiente tem buscado mecanismos para que possamos evoluir também nesse tema”, finalizou André.
A “Estante Verde Azul” faz parte da Biblioteca Municipal e está localizada na Av. Rio Branco, n° 1118 e seu acesso é livre e aberto a toda população de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, das 13h às 16h e das 19h às 21h.

sábado, 27 de julho de 2013

DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE PLANALTO REALIZA 2º MONITORAMENTO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Faltando aproximadamente dois meses para o fechamento do Programa Estadual Município Verde Azul - ciclo 2013, o Departamento de Meio Ambiente vem cumprindo rigorosamente os critérios estabelecidos pelo programa, visando à melhoria da qualidade ambiental do município de Planalto e consequentemente a sua certificação, garantindo a prioridade na obtenção de recursos.
No último dia 22 foram colhidas amostras do efluente na entrada e na saída da estação de tratamento de esgoto e encaminhada para análise de DBO5, DQO, pH, Sólidos Sedimentáveis e vários outros parâmetros estabelecidos no Art. 18 do Decreto N.° 8.468/76, cumprindo assim integralmente a Diretiva "Esgoto Tratado".
De acordo com o Engenheiro Florestal, Douglas de Souza Paula, Interlocutor e responsável pelo Departamento de Meio Ambiente, é importante que a administração municipal acompanhe os trabalhos executados pela Sabesp. “Embora o município de Planalto disponha de todo o sistema de coleta e tratamento de esgoto administrado pela Sabesp, não basta, os serviços devem atender a legislação, e esse monitoramento realizado semestralmente pela administração municipal, através do Departamento de Meio Ambiente, tem exatamente este objetivo, aferir se o sistema esta sendo eficiente ou não”, comentou Douglas. 
Para o Prefeito André Luiz Severino da Silva, a população está diretamente ligada na formação e nas características do efluente. “É fundamental que cada um se conscientize e faça a sua parte, sendo assim, não se deve jogar óleo de cozinha usado no ralo da pia. Pequenas ações como esta contribuem muito na qualidade final do efluente”, finalizou André.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE DE PLANALTO REALIZA AUTOMONITORAMENTO DA EMISSÃO DE FUMAÇA PRETA EM VEÍCULOS DA FROTA MUNICIPAL

Com o objetivo de cumprir rigorosamente todos os critérios do “Programa Estadual Município Verde Azul”, e contribuir efetivamente com a melhoria da qualidade ambiental através de atitudes locais, por causas globais, o Departamento de Meio Ambiente amparado pela Lei Municipal N.° 033/2010 que "Dispõe sobre as atividades pertinentes ao controle da poluição atmosférica", realizou durante o dia 21 de fevereiro de 2013 a 1° Avaliação das emissões de fumaça preta.
A inspeção visa identificar os veículos que estão em conformidade e também os que estão em desacordo com os padrões legais em relação à emissão de fumaça preta. Vale lembrar que quando o município faz uso de veículos terceirizados, os mesmos também devem passar por esta avaliação.
Segundo o Engenheiro Florestal e responsável pelo Departamento de Meio Ambiente, Douglas de Souza Paula, a metodologia de aferição é bem simples e vem se mostrando eficaz. “Utilizamos a Escala de Ringelmann Reduzida, onde enquadramos a tonalidade da fumaça que saí dos escapamentos dos veículos movidos a diesel entre as tonalidades pré-definidas na escala. Os veículos que estão em conformidade, ou seja, aqueles que apresentaram emissão de fumaça preta igual ou inferior ao padrão nº2 receberam o Selo Ambiental, fixado em local visível, indicando a data da última vistoria e atestando o seu bom funcionamento. Já os veículos que não atenderam a legislação, foram apontados ao encarregado de transporte quanto à necessidade de manutenção e com isso já vão sendo gradativamente revisados”, explicou Douglas.
Para o Prefeito Municipal, André Luiz Severino da Silva, é importante reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Departamento de Meio Ambiente. “A fumaça emitida pelos veículos contribui para o surgimento e agravo de doenças respiratórias, e com certeza esta ação melhora a qualidade do ar que respiramos. A administração municipal através do Departamento de Meio Ambiente vem realizando várias ações que contribuem com a melhoria da qualidade de vida de toda a população de nossa cidade. Não podemos esquecer que a contribuição de todos é primordial nesse processo de mudança de hábito”, finalizou André.

sábado, 6 de julho de 2013

PREFEITURA DE PLANALTO PARTICIPA DO CONGRESSO ECOGERMA 2013

Durante os dias 26 e 27 de junho foi realizado o Congresso Ecogerma, uma das principais conferências do país com foco em sustentabilidade, e teve, em sua 5ª edição, como tema central "mobilidade, energia e gestão de resíduos". O evento, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK, na sigla em alemão) foi realizado no Clube Transatlântico, em São Paulo.
Representando a cidade de Planalto, participaram do congresso o prefeito André Luiz Severino da Silva e o engenheiro florestal, Douglas de Souza Paula, responsável pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Planalto, que estiveram em busca de informações ligadas às questões ambientais.
A Ecogerma 2013 contou com a participação de palestrantes alemães e brasileiros, representando universidades, instituições de pesquisas, associações e empresas. De acordo com o engenheiro Douglas, foi uma grande experiência participar da Ecogerma 2013. “Nesta ida a São Paulo, estivemos também na Secretária Estadual de Meio Ambiente (SMA), onde nos reunimos com técnicos da SMA para o esclarecimento de algumas dúvidas sobre o cumprimento de determinados critérios do Programa Estadual Município Verde Azul”, contou Douglas.
Para o prefeito André, a participação do município em eventos como esse, além de enriquecer os conhecimentos de técnicos da área ambiental, existe também a troca de experiências. “Tecnicamente é muito produtivo a participação de representantes da cidade em eventos dessa proporção. Uma das vantagens encontradas, além do enriquecimento técnico, é a troca de informações e experiências entre representantes dos municípios participantes”, comentou André.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE PLANALTO LANÇA PROGRAMA DE COLETA DE ÓLEO USADO

No dia 5 de Junho comemorou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta data tem como objetivo promover e disseminar a conscientização ambiental. Desta forma a Prefeitura do Município de Planalto, através do Departamento de Meio Ambiente lançou o "Programa Óleo Solidário".
O que fazer com o óleo? Essa é uma pergunta que muitos fazem depois de utilizá-lo, a falta de resposta para essa pergunta é preocupante, pois quando jogado no ralo da pia, pode provocar o entupimento das tubulações das redes de esgoto aumentando os custos do tratamento além de causar um enorme impacto ambiental, principalmente se o mesmo for parar nos mananciais.
Diante dessa realidade, esse Programa, visa unir responsabilidade social e ambiental, onde todo óleo arrecadado será destinado a empresa especializada em reciclagem e como contra partida para cada 7 litros de óleo usado a mesma reverterá ao município 1 litro de óleo novo, sendo este encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade, e com isso o óleo que muitas vezes era jogado no ralo da pia estará recebendo uma destinação adequada sendo reutilizado como matéria-prima na produção de biodiesel.
Segundo o Eng. Florestal Douglas de Souza Paula, para que o Programa consiga atingir os objetivos é fundamental que todos os servidores municipais colaborem e divulguem esta ação. "Já passei em alguns setores da administração, como Vigilância Sanitária, Posto de Saúde, Fundo Social, Terceira Idade e CRAS, estes locais tem a presença diária da população e com isso facilita a disseminação da ideia  Foram confeccionados panfletos que estão sendo distribuídos para população e nesses próximos dias iremos até a Rádio Comunitária para transmitir a todos os ouvintes mais esta ação do Departamento de Meio Ambiente”, finalizou Douglas.

SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PLANALTO PARTICIPARAM DE OFICINA PREPARATÓRIA PARA O PERÍODO DE ESTIAGEM

Durante os dias 05 e 06 de Junho, servidores da prefeitura municipal de Planalto participaram da Oficina Preparatória para Estiagem.  A capacitação organizada pela Defesa Civil Estadual, aconteceu em São José do Rio Preto, no prédio da Prefeitura Municipal.
Participou da abertura solene, em São José do Rio Preto, o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM Marco Aurélio Alves Pinto, além de outras autoridades civis e militares. Sabendo da importância do evento o Prefeito Municipal de Planalto, André Luiz Severino da Silva, o Interlocutor do município o Eng. Florestal, Douglas de Souza Paula, o Sr. Vagner Siqueira dos Reis e  Sr. Adriano Franceschini, estiveram presentes representando o município de Planalto.
As oficinas tive como objetivo a especialização dos integrantes das Comdecs (Coordenadorias Municipais de Defesa Civil) e voluntários por meio de palestras sobre o Sistema de Proteção e Defesa Civil, Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, Operação Corta Fogo e outros temas relacionados, encerrando com atividades práticas e capacitação de brigadistas, contribuindo desta forma no atendimento de um dos critérios da Diretiva "Qualidade do Ar" do Programa Estadual Município Verde Azul.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE PLANALTO REALIZA MONITORAMENTO DO ATERRO SANITÁRIO EM VALAS

Após a Secretária de Estado do Meio Ambiente disponibilizar o novo questionário de avaliação dos aterros sanitários, o Departamento Municipal de Meio Ambiente não perde tempo e no dia 22/05/2013 (quarta-feira) realizou o 1° Automonitoramento do Aterro em Valas do município.
Vale lembrar que técnicos da CETESB também realizam este monitoramento em todos os aterros do Estado onde os mesmos avaliam três critérios, ás características locacionais, estruturais e operacionais, gerando o Índice de Qualidade de Disposição de Resíduos - IQR, no qual pode variar de 0 a 10 pontos, e a partir desta nota pode ser classificado atualmente, em duas classes: adequado e inadequado, conforme tabela abaixo.
IQR
ENQUADRAMENTO
0,0 a 7,0 (Pontos)
Condições Inadequadas (I)
7,1 a 10,0 (Pontos)
Condições Adequadas (A)
Segundo o Eng. Florestal Douglas de Souza Paula, responsável pelo Departamento de Meio Ambiente, o município de Planalto tem um bom histórico de IQR desde 2007 temos notas acima de 8,6 pontos. "Temos o compromisso de melhorar este índice, estamos acompanhando semanalmente os trabalhos realizados no aterro, pois desta forma nos permite tomar as decisões no momento certo, mantendo o desta forma sempre dentro das normas adequadas de preservação ao meio ambiente,  na ultima avaliação feita no dia 22/05, realizamos trabalhos de nivelamento do terreno, a fim de evitar a formação de poças em períodos de chuvas", finalizou Douglas.

terça-feira, 9 de abril de 2013

I PASSEIO CICLÍSTICO AMBIENTAL SOLIDÁRIO DÁ INÍCIO ÀS FESTIVIDADES EM COMEMORAÇÃO AOS 64 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE PLANALTO

A Prefeitura do Município de Planalto, através do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Fundo Social de Solidariedade realizou no dia 30/03 (sábado) o I Passeio Ciclístico Ambiental Solidário, dando início as festividades em comemoração aos 64 anos de Emancipação Política do Município de Planalto.
Idealizado pelo Eng. Florestal Douglas de Souza Paula, responsável pelo Departamento de Meio Ambiente e pela Presidente do Fundo Social de Solidariedade a Primeira Dama, Bianca Nogueira Chaves da Silva, o evento teve como objetivo a integração entre o poder público e a população, o incentivo ao uso de bicicletas como forma de transporte saudável e sustentável e também a arrecadação de alimentos que serão revertidos às famílias carentes de nosso município.
Em sua primeira edição o evento foi um sucesso. “Ficamos contente com a solidariedade da população que doou os alimentos e colaborou para essa linda campanha que ajudará as famílias carentes do nosso município. Foram arrecadados em torno de 240Kg de alimentos como arroz, feijão, farinha de trigo, açúcar, óleo, macarrão entre outros itens que serão feitas 50 cestas básicas. Agradecemos a toda população por ter aderido essa campanha tanto na parte solidária quanto ambiental”, finalizou Bianca.
Aproximadamente 250 ciclistas participaram do Passeio Ciclístico, a saída foi às 17:00 horas em frente ao Clube Jandaia, seguindo por algumas ruas e avenidas da cidade, sendo finalizada em frente ao Paço Municipal, onde foram sorteadas quatro bicicletas. Todo o trajeto foi acompanhado pela Policia Militar garantindo segurança aos participantes, teve também a presença de um carro de som que proporcionou toda animação e a hidratação ficou por conta da Sabesp que forneceu 1800 saquinhos de água.
O evento teve como parceiros a Prefeitura Municipal de Planalto, Agência do Banco Bradesco, Agência do Banco do Brasil e a Sabesp que doaram as bicicletas.
Segundo o Eng. Douglas os objetivos foram alcançados. “Conseguimos mobilizar o povo de Planalto, que provou mais uma vez ser uma população solidária e participativa, foi um passeio alegre, não apenas para os participantes, mas também para aqueles que saiam em frente suas casas para prestigiar. Com esta iniciativa conseguimos unir responsabilidade social, ambiental e saúde: - Social: através da doação voluntária despertamos a consciência de ajudar o próximo, Ambiental: ao trocar o veículo automotor pela bicicleta, reduzimos a emissão de gases poluentes na atmosfera, melhorando a qualidade do ar, Saúde: pedalar é uma atividade saudável, pois reduz os riscos de doenças relacionadas ao sedentarismo", finalizou Douglas.
Ganhadores das Bicicletas:
Jose Celio Lopes
Nilton Gabriel de Souza Dias
Carina Pricila Costa Tancini
Lauan Rosseto Alcantra

segunda-feira, 1 de abril de 2013

INTERLOCUTOR DE PLANALTO PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO DO PROGRAMA MUNICÍPIO VERDE AZUL

O Secretário Estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas e Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (SMA) realizaram no dia 19/03 a primeira capacitação do Programa Município Verde Azul para o ano de 2013.
O evento foi realizado no município de Guararapes, onde reuniu representantes de 91 cidades das Bacias Hidrográficas do Baixo Tietê, Turvo e São José dos Dourados.
A capacitação foi conduzida pelo Técnico da SMA, José Ricardo Lopes, onde apresentou as novidades do Programa para o ano de 2013. Entre elas, está o aumento na nota mínima para o IQR (Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos), que acompanhado do ICTEM (Indicador de Coleta e Tratabilidade de Esgoto da População Urbana do Município), são pré-requisitos para a certificação, ou seja, cidades que não atingirem a nota mínima nestas diretivas, não serão certificadas.
Segundo o Engenheiro Florestal Douglas de Souza Paula, Responsável pelo Departamento de Meio Ambiente do Município de Planalto, a participação nessas reuniões é de suma importância. "Neste encontro tive a oportunidade de falar com o Secretário Estadual Bruno Covas, onde levei a seu conhecimento a nossa confiança de que um bom trabalho será realizado em 2013 e que cumpriremos regularmente todas as diretivas do Programa Município Verde Azul, buscando garantir a certificação ao município de Planalto”, finalizou Douglas.
O prefeito do município de Planalto, André Luiz Severino da Silva, reconhece a grandeza do desafio e as dificuldades que o município terá pela frente. “Para evoluir ainda mais no ranking estadual devemos executar com seriedade as ações estabelecidas nas diretivas do programa. Apesar das dificuldade estamos confiantes, pois a cada ano que passa o programa se torna mais conhecido pela população e, conseqüentemente, os esforços do Departamento de Meio Ambiente passa a ser mais valorizado” finalizou André.

segunda-feira, 25 de março de 2013

PREFEITURA DE PLANALTO PROMOVE CURSO DE ATUALIZAÇÃO DA BRIGADA MUNICIPAL DE INCÊNDIO

Curso foi ministrado pelo Corpo de Bombeiros e contou com a participação dos municípios de Planalto e Nipoã.
A Prefeitura do Município de Planalto, através do Departamento Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o Corpo de Bombeiros de José Bonifácio, realizou no dia 19/03 o curso de atualização da Brigada Municipal de Incêndios. A capacitação foi realizada no Prédio da Câmara Municipal de Planalto.
Segundo o responsável pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Planalto, o Engenheiro Florestal Douglas de Souza Paula, a capacitação teve como objetivo passar os princípios básicos de prevenção e combate a incêndios, bem como estabelecer um padrão de comportamento visando uma atitude adequada, rápida, segura e isenta de pânico. “Realizamos anualmente essa capacitação. Através dela damos condições aos brigadistas de estarem preparados para situações de risco nos incêndio em pastagens e florestas. Diante da oportunidade foi passado também técnicas de primeiros socorros. Vale ressaltar que a formação da Brigada Municipal de Incêndios é um dos critérios avaliado pelo Programa Estadual Município Verde Azul, onde buscaremos neste ano de 2013 a certificação. Agradecemos o Presidente da Câmara Municipal de Planalto, Sr. Jamilto de Paula por ter cedido o espaço para realizarmos o treinamento”, comentou Douglas.
Vinte e uma pessoas participaram da capacitação, sendo 12 (doze) servidores municipais da prefeitura de Planalto e 9 (nove) servidores municipais da prefeitura de Nipoã.
De acordo com o Prefeito Municipal de Planalto, André Luiz Severino da Silva, é muito importante que a cidade tenha seus brigadistas sempre atualizados para qualquer emergência que possa ocorrer. “Municípios pequenos como o nosso dependem de bombeiros de outras cidades levando um tempo maior até chegar ao local da ocorrência, desta forma, ter servidores capacitados na prevenção e combate a incêndios é de suma importância, pois a agilidade no combate pode reduzir os danos e os impactos”, finalizou André.

PREFEITURA DE PLANALTO INSTALA BICICLETÁRIO NA ESCOLA MUNICIPAL ‘GERALDO ALVES MOREIRA’

Ação é resultado de parceria entre os setores de Meio Ambiente, Educação e Obras. Meta agora é instalar novos bicicletários em outros espaços públicos.
A Prefeitura de Planalto, através do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Educação e Setor de Obras, instalou no dia 01/03, na Escola Municipal ‘Geraldo Alves Moreira’, o primeiro bicicletário entre vários programados para serem colocados nos prédios públicos municipais.
De acordo com o Prefeito Municipal, André Luiz Severino da Silva, a instalação dos equipamentos faz parte da reorganização dos espaços públicos municipais. Este bicicletário foi projetado para acomodar até trinta bicicletas. Estamos instalando esses equipamentos para que possamos organizar os espaços públicos, pois muitos servidores municipais e alunos se locomovem até a escola com bicicletas. Sem falar que incentivamos o uso e o deslocamento através de bicicletas, melhorando a qualidade do ar que respiramos. Com esta ação estamos colaborando com o meio ambiente”, comentou André.
Segundo o Engenheiro Florestal e Responsável pelo Departamento de Meio Ambiente, Douglas de Souza Paula, esta iniciativa vai de encontro aos critérios da Diretiva “Qualidade do Ar”, do Programa Estadual Município Verde Azul. “Estamos incentivando com essa ação o uso de bicicletas em nossa cidade. A iniciativa de instalarmos esse equipamento surgiu após reunião com o Poder Executivo, que não tem medido esforços para que possamos executar ações que irão melhorar a qualidade ambiental de nossa cidade. Nossa cidade está crescendo e todos nós devemos colaborar com as ações do município e termos assim uma melhor qualidade de vida para todos”, comentou Douglas.
De acordo com o Prefeito André Severino, a escolha da Escola Municipal ‘Geraldo Alves Moreira’ para receber o primeiro bicicletário não foi por acaso, se deve ao fato de ser um local de formação de cidadãos. “É nosso dever promover e despertar a consciência ambiental de alunos, professores e toda comunidade planaltense. Disponibilizamos a instalação do equipamento e a escola atendeu a idéia com grande satisfação. Queremos agora expandir para locais como Terminal Rodoviário, Pré-Escola Municipal, Creche Municipal, Almoxarifado Municipal, CRAS, Fundo Social entre outros. Vamos fazer dessa idéia um exemplo a ser seguido por toda a região”, comentou André.
Segundo o Vice-Prefeito Pedro Tadeu Maschio, popular Pedrão, o município de Planalto apresenta uma característica muito desejada pelos adeptos da bicicleta que é o seu relevo plano, favorecendo dessa forma o deslocamento sem muito esforço físico. “Por ser uma cidade plana a nossa cidade atrai muitos adeptos à esse meio de transporte. Atualmente muitos alunos e funcionários desta escola já utilizam a bicicleta como forma de deslocamento e esse bicicletário vem de encontro às necessidades para que possamos reorganizar e trazer mais segurança à este espaço público”, finalizou Pedrão.

sábado, 23 de março de 2013

DIA DA ÁGUA É COMEMORADO NO MUNICÍPIO DE PLANALTO

Dia 22 de março é comemorado o Dia Internacional da Água, esse dia é celebrado anualmente, com o objetivo de chamar a atenção do mundo sobre a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos. Para se ter uma idéia, 70% da superfície é água, no entanto, apenas 3% é potável, ou seja pode ser utilizada para o consumo do homem.
Diante dessa realidade, o município de Planalto por intermédio do Departamento de Meio Ambiente, Secretária de Educação e Sabesp vem atuando no dia a dia, para que a idéia de preservação e consumo consciente deste bem natural e finito seja disseminado para toda sociedade.   
Prova disso é que a data não passou em branco em nosso município, neste dia durante os dois períodos (manhã e tarde) o Sr. Marcelo Antonio Rondini, encarregado do posto de operação da Sabesp em Planalto, realizou palestra para alunos da Escola Municipal ‘Geraldo Alves Moreira’, abordando os principais assuntos que norteiam o tema, sendo eles a disponibilidade do recurso, consumo e preservação, em seguida realizou-se uma caminhada pelo centro do município com carro de som e faixas de conscientização.
Segundo o Prefeito, André Luiz Severino da Silva, as escolas são orientadas a desenvolverem atividades de reflexão, buscando discutir a importância, o compromisso e a responsabilidade com as questões relacionadas ao meio ambiente. "O objetivo é que o tema esteja presente constantemente no dia a dia dos alunos e da comunidade" explicou o Prefeito André.    
A fim de disseminar a informação, o Eng. Florestal Douglas de Souza Paula, responsável pelo Departamento de Meio Ambiente juntamente com o Sr. Marcelo Rondini, foram à Rádio Comunitária de Planalto, onde passaram para população as ações que vem sendo realizadas em prol da preservação deste recurso.
De acordo com o Eng. Douglas, as ações devem ser contínuas. “Embora todos saibam da importância da água para a manutenção da vida no Planeta Terra, muitas pessoas ainda poluem, degradam e desperdiçam. Desta forma, devemos realizar um trabalho de conscientização permanente”, finalizou Douglas.

quarta-feira, 13 de março de 2013

PREFEITURA DE PLANALTO REALIZA TROCA DE EQUIPAMENTOS BUSCANDO SANAR DESPERDÍCIO DE ÁGUA EM PRÉDIOS PÚBLICOS

Ação está sendo executada pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente em parceria com o Setor de Obras do município de Planalto
Buscando sanar desperdício de água, alguns prédios públicos foram inspecionados pela administração municipal de Planalto. De acordo com o Engenheiro Florestal e responsável pelo Departamento de Meio Ambiente do município Douglas de Souza Paula, alguns setores da administração estão sendo revisados para que os problemas com vazamentos de água sejam resolvidos. “Recentemente a Creche Municipal ‘Sementinha da Vida’ passou por uma reforma e foram feitos alguns reparos em suas instalações hidráulicas como troca de válvulas e torneiras”, comentou Douglas.
Para o Prefeito Municipal de Planalto, André Luiz Severino da Silva, muitas outras ações deverão ser executadas visando sanar os problemas. “Os setores de meio ambiente e obras têm realizado um bom trabalho nesse sentido. Este trabalho tem dois objetivos principais, primeiro tem relação com a preservação ambiental e o segundo visa à redução de gastos públicos”, finalizou André.

quinta-feira, 7 de março de 2013

DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE PLANALTO MONITORA A EFICIÊNCIA DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO


Publicada a nova Resolução SMA que estabelece os parâmetros de avaliação do Programa Município Verde Azul para o ano de 2013, o Departamento Municipal de Meio Ambiente já se mobiliza e realiza as primeiras ações buscando a certificação ambiental.
Durante a manhã do dia 26 de fevereiro de 2013, o Interlocutor Eng. Florestal Douglas de Souza Paula,colheu amostras do efluente na entrada e na saída da Estação de Tratamento de Esgoto e encaminhou para análise de DBO5, DQO, pH, Sólidos Sedimentáveis e vários outros parâmetros estabelecidos pelo Art. 18 do Decreto N.º 8.468/76, cumprindo dessa forma o critério ET1a da diretiva Esgoto Tratado do PMVA.
Segundo o Engenheiro Douglas, o sistema de coleta e tratamento de esgoto do município de Planalto é composto por redes coletoras, duas estações elevatórias, emissário e uma lagoa de estabilização facultativa, porém o fato de ter essa estrutura não basta o mesmo tem que atender a legislação,sendo assim com os resultados obtidos nessa análise será possível apontar se o sistema esta sendo eficiente ou não e dessa forma cobrar melhorias por parte da SABESP haja vista que a mesma é responsável pela operação do sistema.
Para o Prefeito Municipal de Planalto, André Luiz Severino da Silva, muitas melhorias na área ambiental estão no planejamento da atual gestão. Nossa cidade esta crescendo e temos que melhorar a estrutura para um futuro atendimento e essas análises periódicas servem para termos ideia do que teremos que investir. 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

EM BUSCA DA CERTIFICAÇÃO GOVERNO DO MUNICÍPIO DE PLANALTO PLANEJA AÇÕES DE GESTÃO AMBIENTAL PARA O ANO DE 2013


A partir da divulgação da nova Resolução SMA – n.° 09 de 04 de fevereiro de 2013, no qual, “Estabelece os parâmetros para avaliação dos Planos de Ações Ambientais no âmbito do Programa Município Verde Azul” o prefeito municipal André Luiz Severino da Silva se reuniu com o Interlocutor do município o Eng. Florestal Douglas de S. Paula, onde fizeram um breve levantamento da situação do município de Planalto frente a este Programa, a partir daí idealizaram novas ações voltadas à preservação e a recuperação ambiental de Planalto.
Em 2012 pelo terceiro ano consecutivo nosso município avançou no Ranking Estadual, provando os esforços do Departamento Municipal de Meio Ambiente, mas este ano além de avançarmos queremos a certificação, garantindo para Planalto a prioridade na obtenção de recursos comentou o Prefeito André Severino.
Segundo o Eng. Florestal Douglas, este ano uma nova metodologia de trabalho será adotada, onde todos os setores da administração e também a população deveram participar efetivamente na execução das ações dando dessa forma mais visibilidade ao processo de certificação.