quarta-feira, 19 de junho de 2013

DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE PLANALTO LANÇA PROGRAMA DE COLETA DE ÓLEO USADO

No dia 5 de Junho comemorou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta data tem como objetivo promover e disseminar a conscientização ambiental. Desta forma a Prefeitura do Município de Planalto, através do Departamento de Meio Ambiente lançou o "Programa Óleo Solidário".
O que fazer com o óleo? Essa é uma pergunta que muitos fazem depois de utilizá-lo, a falta de resposta para essa pergunta é preocupante, pois quando jogado no ralo da pia, pode provocar o entupimento das tubulações das redes de esgoto aumentando os custos do tratamento além de causar um enorme impacto ambiental, principalmente se o mesmo for parar nos mananciais.
Diante dessa realidade, esse Programa, visa unir responsabilidade social e ambiental, onde todo óleo arrecadado será destinado a empresa especializada em reciclagem e como contra partida para cada 7 litros de óleo usado a mesma reverterá ao município 1 litro de óleo novo, sendo este encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade, e com isso o óleo que muitas vezes era jogado no ralo da pia estará recebendo uma destinação adequada sendo reutilizado como matéria-prima na produção de biodiesel.
Segundo o Eng. Florestal Douglas de Souza Paula, para que o Programa consiga atingir os objetivos é fundamental que todos os servidores municipais colaborem e divulguem esta ação. "Já passei em alguns setores da administração, como Vigilância Sanitária, Posto de Saúde, Fundo Social, Terceira Idade e CRAS, estes locais tem a presença diária da população e com isso facilita a disseminação da ideia  Foram confeccionados panfletos que estão sendo distribuídos para população e nesses próximos dias iremos até a Rádio Comunitária para transmitir a todos os ouvintes mais esta ação do Departamento de Meio Ambiente”, finalizou Douglas.

SERVIDORES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PLANALTO PARTICIPARAM DE OFICINA PREPARATÓRIA PARA O PERÍODO DE ESTIAGEM

Durante os dias 05 e 06 de Junho, servidores da prefeitura municipal de Planalto participaram da Oficina Preparatória para Estiagem.  A capacitação organizada pela Defesa Civil Estadual, aconteceu em São José do Rio Preto, no prédio da Prefeitura Municipal.
Participou da abertura solene, em São José do Rio Preto, o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM Marco Aurélio Alves Pinto, além de outras autoridades civis e militares. Sabendo da importância do evento o Prefeito Municipal de Planalto, André Luiz Severino da Silva, o Interlocutor do município o Eng. Florestal, Douglas de Souza Paula, o Sr. Vagner Siqueira dos Reis e  Sr. Adriano Franceschini, estiveram presentes representando o município de Planalto.
As oficinas tive como objetivo a especialização dos integrantes das Comdecs (Coordenadorias Municipais de Defesa Civil) e voluntários por meio de palestras sobre o Sistema de Proteção e Defesa Civil, Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, Operação Corta Fogo e outros temas relacionados, encerrando com atividades práticas e capacitação de brigadistas, contribuindo desta forma no atendimento de um dos critérios da Diretiva "Qualidade do Ar" do Programa Estadual Município Verde Azul.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE PLANALTO REALIZA MONITORAMENTO DO ATERRO SANITÁRIO EM VALAS

Após a Secretária de Estado do Meio Ambiente disponibilizar o novo questionário de avaliação dos aterros sanitários, o Departamento Municipal de Meio Ambiente não perde tempo e no dia 22/05/2013 (quarta-feira) realizou o 1° Automonitoramento do Aterro em Valas do município.
Vale lembrar que técnicos da CETESB também realizam este monitoramento em todos os aterros do Estado onde os mesmos avaliam três critérios, ás características locacionais, estruturais e operacionais, gerando o Índice de Qualidade de Disposição de Resíduos - IQR, no qual pode variar de 0 a 10 pontos, e a partir desta nota pode ser classificado atualmente, em duas classes: adequado e inadequado, conforme tabela abaixo.
IQR
ENQUADRAMENTO
0,0 a 7,0 (Pontos)
Condições Inadequadas (I)
7,1 a 10,0 (Pontos)
Condições Adequadas (A)
Segundo o Eng. Florestal Douglas de Souza Paula, responsável pelo Departamento de Meio Ambiente, o município de Planalto tem um bom histórico de IQR desde 2007 temos notas acima de 8,6 pontos. "Temos o compromisso de melhorar este índice, estamos acompanhando semanalmente os trabalhos realizados no aterro, pois desta forma nos permite tomar as decisões no momento certo, mantendo o desta forma sempre dentro das normas adequadas de preservação ao meio ambiente,  na ultima avaliação feita no dia 22/05, realizamos trabalhos de nivelamento do terreno, a fim de evitar a formação de poças em períodos de chuvas", finalizou Douglas.