sábado, 27 de julho de 2013

DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE DO MUNICÍPIO DE PLANALTO REALIZA 2º MONITORAMENTO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Faltando aproximadamente dois meses para o fechamento do Programa Estadual Município Verde Azul - ciclo 2013, o Departamento de Meio Ambiente vem cumprindo rigorosamente os critérios estabelecidos pelo programa, visando à melhoria da qualidade ambiental do município de Planalto e consequentemente a sua certificação, garantindo a prioridade na obtenção de recursos.
No último dia 22 foram colhidas amostras do efluente na entrada e na saída da estação de tratamento de esgoto e encaminhada para análise de DBO5, DQO, pH, Sólidos Sedimentáveis e vários outros parâmetros estabelecidos no Art. 18 do Decreto N.° 8.468/76, cumprindo assim integralmente a Diretiva "Esgoto Tratado".
De acordo com o Engenheiro Florestal, Douglas de Souza Paula, Interlocutor e responsável pelo Departamento de Meio Ambiente, é importante que a administração municipal acompanhe os trabalhos executados pela Sabesp. “Embora o município de Planalto disponha de todo o sistema de coleta e tratamento de esgoto administrado pela Sabesp, não basta, os serviços devem atender a legislação, e esse monitoramento realizado semestralmente pela administração municipal, através do Departamento de Meio Ambiente, tem exatamente este objetivo, aferir se o sistema esta sendo eficiente ou não”, comentou Douglas. 
Para o Prefeito André Luiz Severino da Silva, a população está diretamente ligada na formação e nas características do efluente. “É fundamental que cada um se conscientize e faça a sua parte, sendo assim, não se deve jogar óleo de cozinha usado no ralo da pia. Pequenas ações como esta contribuem muito na qualidade final do efluente”, finalizou André.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE DE PLANALTO REALIZA AUTOMONITORAMENTO DA EMISSÃO DE FUMAÇA PRETA EM VEÍCULOS DA FROTA MUNICIPAL

Com o objetivo de cumprir rigorosamente todos os critérios do “Programa Estadual Município Verde Azul”, e contribuir efetivamente com a melhoria da qualidade ambiental através de atitudes locais, por causas globais, o Departamento de Meio Ambiente amparado pela Lei Municipal N.° 033/2010 que "Dispõe sobre as atividades pertinentes ao controle da poluição atmosférica", realizou durante o dia 21 de fevereiro de 2013 a 1° Avaliação das emissões de fumaça preta.
A inspeção visa identificar os veículos que estão em conformidade e também os que estão em desacordo com os padrões legais em relação à emissão de fumaça preta. Vale lembrar que quando o município faz uso de veículos terceirizados, os mesmos também devem passar por esta avaliação.
Segundo o Engenheiro Florestal e responsável pelo Departamento de Meio Ambiente, Douglas de Souza Paula, a metodologia de aferição é bem simples e vem se mostrando eficaz. “Utilizamos a Escala de Ringelmann Reduzida, onde enquadramos a tonalidade da fumaça que saí dos escapamentos dos veículos movidos a diesel entre as tonalidades pré-definidas na escala. Os veículos que estão em conformidade, ou seja, aqueles que apresentaram emissão de fumaça preta igual ou inferior ao padrão nº2 receberam o Selo Ambiental, fixado em local visível, indicando a data da última vistoria e atestando o seu bom funcionamento. Já os veículos que não atenderam a legislação, foram apontados ao encarregado de transporte quanto à necessidade de manutenção e com isso já vão sendo gradativamente revisados”, explicou Douglas.
Para o Prefeito Municipal, André Luiz Severino da Silva, é importante reconhecer o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Departamento de Meio Ambiente. “A fumaça emitida pelos veículos contribui para o surgimento e agravo de doenças respiratórias, e com certeza esta ação melhora a qualidade do ar que respiramos. A administração municipal através do Departamento de Meio Ambiente vem realizando várias ações que contribuem com a melhoria da qualidade de vida de toda a população de nossa cidade. Não podemos esquecer que a contribuição de todos é primordial nesse processo de mudança de hábito”, finalizou André.

sábado, 6 de julho de 2013

PREFEITURA DE PLANALTO PARTICIPA DO CONGRESSO ECOGERMA 2013

Durante os dias 26 e 27 de junho foi realizado o Congresso Ecogerma, uma das principais conferências do país com foco em sustentabilidade, e teve, em sua 5ª edição, como tema central "mobilidade, energia e gestão de resíduos". O evento, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK, na sigla em alemão) foi realizado no Clube Transatlântico, em São Paulo.
Representando a cidade de Planalto, participaram do congresso o prefeito André Luiz Severino da Silva e o engenheiro florestal, Douglas de Souza Paula, responsável pelo Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Planalto, que estiveram em busca de informações ligadas às questões ambientais.
A Ecogerma 2013 contou com a participação de palestrantes alemães e brasileiros, representando universidades, instituições de pesquisas, associações e empresas. De acordo com o engenheiro Douglas, foi uma grande experiência participar da Ecogerma 2013. “Nesta ida a São Paulo, estivemos também na Secretária Estadual de Meio Ambiente (SMA), onde nos reunimos com técnicos da SMA para o esclarecimento de algumas dúvidas sobre o cumprimento de determinados critérios do Programa Estadual Município Verde Azul”, contou Douglas.
Para o prefeito André, a participação do município em eventos como esse, além de enriquecer os conhecimentos de técnicos da área ambiental, existe também a troca de experiências. “Tecnicamente é muito produtivo a participação de representantes da cidade em eventos dessa proporção. Uma das vantagens encontradas, além do enriquecimento técnico, é a troca de informações e experiências entre representantes dos municípios participantes”, comentou André.