terça-feira, 21 de dezembro de 2010

MUNICÍPIO DE PLANALTO AVANÇA 194 POSIÇÕES NO RANKING DO PROJETO MUNICÍPIO VERDE AZUL

O Projeto Município Verde Azul foi lançado em 2007 pelo governo do Estado de São Paulo, com o objetivo de descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão e valorizando a base da sociedade, porém o município de Planalto só passou a desenvolver o projeto no ano de 2009, neste ano 570 municípios elaboraram seus planos de ação contendo propostas nas 10 Diretivas (Esgoto tratado, Lixo mínimo, Mata ciliar, Arborização urbana, Educação ambiental, Habitação sustentável, Uso da água, Poluição do ar, Estrutura ambiental, Conselho de meio ambiente), após a avaliação resultou na certificação de 156 cidades que obtiveram notas iguais ou superiores a 80, o município de Planalto obteve 37,66 pontos ficando em 475 no ranking.
Nesta ultima sexta–feira dia 17 de dezembro de 2010, ocorreu o III Encontro Estadual Projeto Município Verde Azul. A cerimônia foi realizada na cidade de São Paulo no Palácio dos Bandeirantes, tendo como objetivo divulgar o novo ranking ambiental dos municípios paulistas de 2010, o evento contou com a presença do Governador do Estado Alberto Goldman, do secretário de Meio Ambiente, Pedro Ubiratan e também do gerente do Projeto José Walter além de diversos prefeitos e interlocutores.
A cidade de Planalto também estava representada no evento pelo assessor do prefeito, Valdeci Romera e pelo Interlocutor Eng. Florestal, Douglas de Souza Paula.
Neste ano, 614 municípios elaboraram seus planos de ação, onde 143 foram consagrados com o certificado do Projeto Município Verde Azul, garantido à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao governo do Estado.
O município de Planalto avançou no ranking neste ano de 2010, obtendo 61,88 pontos saltou de 475 para 281 na classificação estadual.
Para o Interlocutor Eng. Florestal Douglas de Souza Paula, o caminho esta traçado, dando continuidade nos trabalhos que vem sendo realizado e desenvolvendo as metas que foram estipuladas no plano de ação tenho a certeza de que no próximo encontro no final de 2011 nosso município também será Verde Azul.
Para o Prefeito Municipal Silvio César Moreira Chaves, os resultados obtidos nesse ano de 2010 foram satisfatórios levando em consideração que nosso interlocutor Douglas teve apenas 3 (três) meses para desenvolver o projeto, haja vista que o mesmo foi contratado em junho e o sistema foi fechado em setembro para avaliação, acredito que em 2011 com o nosso conselho mais comprometido e com uma população mais conscientizada avançaremos ainda mais.
Em nome da administração municipal eu Douglas de Souza Paula quero agradecer a todos que colaboraram para que Planalto se tornasse uma cidade ambientalmente melhor, sei que ainda a muito que se fazer, porém já sinto nesse momento uma imensa alegria por estar certo de que nossa comunidade vem mudando de atitude, vem se sensibilizando dia a dia de nossa relação com o meio ambiente, e isso nos deixa otimista, pois caberá somente a cada um de nós a responsabilidade de dar continuidade ao processo de mudança local por uma causa global.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E RECREAÇÃO MARCAM O DIA NO PALLOMA BLANCA

A preservação ambiental está mais forte e vem ganhando espaço no município de Planalto.
Apostando nas crianças como fortes álibis no trabalho de conscientização ambiental, o prefeito Sílvio César Moreira Chaves, do Município de Planalto, vem dando todo o apoio possível para que o Setor Municipal da Educação desenvolva projetos relacionados às questões ambientais.
As professoras, Graziela de Abreu Alves, Aparecida de Fátima Rodrigues de Lima, Luzia Tomiko Yabushita Vieira, as inspetoras de alunos, Sineide Soares Pereira, Marinez Soares Lyra, Edinéia Narciso Vicente, Raquel AP Borges Ferreira, a Coordenadora Marta Lucia Belchior e alunos das 4ªs séries do Ensino Fundamental - ciclo I, pertencentes a E.M. Geraldo Alves Moreira, realizaram no dia 22/10/10 (sexta-feira), um passeio ecológico, visitando o Palloma Blanca- Turismo Rural, onde todos tiveram a oportunidade de participar do projeto: Novos Caminhos da Educação - Criança Ecológica.
O Engenheiro Florestal, Douglas de Souza Paula, interlocutor responsável pelas ações ambientais desenvolvidas no município, também esteve no local e ressaltou a importância dos “pequenos” participarem de eventos como este, pois todos tiveram a oportunidade do contato direto com as plantas e com os animais além das instruções de como economizar água e energia elétrica, como reciclar o lixo, ou seja, tudo que devemos fazer para preservar nossa natureza. 
A Sra. Elizabel F Lopes, responsável pela Secretaria Municipal da Educação, disse que dará prioridade a estes passeios ecológicos e que, para o ano seguinte, já se compromete com os demais alunos da rede a participarem destes projetos, pois enfatizou que o aprendizado foi excelente e os resultados serão refletidos positivamente num futuro próximo.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PREFEITURA MUNICIPAL DE PLANALTO ADQUIRE COM RECURSO PRÓPRIO UMA TRITURADORA DE GALHOS

Questões ambientais como reciclagem, sustentabilidade e combate ao desperdício de recursos naturais são assuntos da atualidade. Com foco nessa temática, o Prefeito Municipal Silvio César Moreira Chaves da um novo passo na área ambiental adquirindo para o município de Planalto uma trituradora de galhos visando o reaproveitamento do material orgânico derivado das podas de árvores.
De acordo com o Interlocutor do município o Eng. Florestal Douglas de Souza Paula, o objetivo é dar uma destinação adequada aos resíduos provenientes de podas, cortes programados de árvores e pela manutenção dos jardins.
O equipamento foi adquirido através de licitação, na modalidade Carta Convite pelo valor de R$ 38.000,00 (trinta e oito mil reais). A empresa vencedora que apresentou a melhor proposta foi a G 3 Maquinas Agrícolas LTDA – ME,   a mesma será paga em 10 (dez) parcelas mensais iguais de R$ 3.800,00 (três mil e oitocentos reais), conforme a proposta apresentada, sem índice de reajuste.
O modelo do triturador é o CHARGER 35.0 G, que pode receber galhos com até 4 polegadas, cerca de 10 centímetros de espessura. A capacidade de produção é de, no mínimo 10 m3/hora. No local onde a maquina esta instalada foi construída uma base de concreto para fixá-la. A previsão é de que em 15 dias o triturador já esteja em funcionamento.
Segundo o Prefeito Municipal Silvio César Moreira Chaves, a administração está trabalhando no sentido de buscar o Certificado de Município VerdeAzul e, sem dúvida, essa aquisição vem ao encontro das necessidades da cidade.  
É importante que a população colabore, no momento em que fizer a limpeza do seu quintal, colocando os galhos na rua separados do entulho, caso contrário ficará difícil a coleta.
Vale lembrar também, que mesmo que o município de Planalto disponha de uma maquina com a finalidade de triturar galhos oriundos das podas de árvores e cortes programados, as mesmas só deveram ocorrer se forem necessárias, e quando realizadas deveram obedecer a critérios técnicos, finalizou o Eng. Florestal Douglas.
PODA DRÁSTICA É CRIME – Lei de Crimes Ambientais:
Lei n.° 9.605 / 98 – Art. 49: Destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade privada alheia.
Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
Parágrafo Único – No crime culposo, a pena é de um a seis meses, ou multa.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

CAMPANHA DE OLHO NO ÓLEO

O que fazer com o óleo de cozinha? Essa é a pergunta que muitos fazem depois de utilizar o óleo. A falta de resposta para essa pergunta é preocupante, pois quando jogado em local inadequado exemplo no ralo da pia além de provocar o entupimento das tubulações das redes de esgoto aumentando os custos do tratamento causa um enorme impacto ao meio ambiente.
Sendo assim torna se cada vez mais urgente a adoção de ações para a preservação ambiental.
Pensando nisso a Prefeitura Municipal de Planalto através de seu Departamento de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação lançaram a campanha “De Olho no Óleo” sob a coordenação do Interlocutor do município frente ao Projeto Município Verde Azul.
O objetivo da campanha é promover a educação ambiental envolvendo, as escolas e a comunidade, incentivando a população a adquirir novos hábitos, dando uma destinação correta para o óleo de cozinha.
Sendo assim, para a coleta dos óleos utilizados, foi instalado na Escola Municipal Geraldo Alves Moreira o primeiro ECOPONTO destinados para o recebimento desse produto.
Para o Eng. Florestal Douglas, o município esta fazendo a sua parte, criando mecanismos para atuar na preservação ambiental, no entanto a colaboração da comunidade é muito importante. Está na hora de cada um de nos fazermos a nossa parte, portanto caros munícipes armazenem o óleo de cozinha em garrafas pets e leve até o ponto de coleta.
O Prefeito Municipal Silvio César Moreira Chaves relata que quer colocar esses pontos de coleta em vários outros locais da cidade, para que assim, facilite o acesso a toda população, aumentando o recolhimento.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Recreação e aprendizado marcam viagem de alunos da rede municipal de ensino ao Zoológico

Nos dias 19 e 20/08/2010, alunos da Escola Municipal Geraldo Alves Moreira, do município de Planalto - SP visitaram o Zoológico Municipal de São José do Rio Preto, acompanhados pelas professoras Regina Célia Honorato Nicolau, Wilma Fernandes Pereira, Eliana Ottoni da Silva e Gisele Rodrigues Felix, sendo auxiliadas pelas inspetoras de alunos Marinez Soares Lyra e Edinéia Narciso Vicente dos Santos.
Segundo as professoras, primeiramente os alunos passaram por uma conversa prévia visando o direcionamento dos mesmos e as questões ambientais que seriam vivenciadas dentro das dependências do zoológico, facilitando o desenvolvimento das outras atividades tais como, roda de conversa, dramatização, desenhos, relatos e exposição de fotos.
A Secretária da Educação do município, professora Elizabel Ferreira Lopes argumentou que tem dado todo apoio aos educadores em realizar atividade extraclasse como esta, pois além da recreação, enriquece a aprendizagem dos alunos, propiciando também a conscientização e mudança concretas de hábitos e atitudes para preservação do meio ambiente.
Nossas crianças precisam ter opções variadas e enriquecedoras de aprendizagem e essas visitas trazem essa oportunidade, além de ter também o objetivo de cumprir mais um dos quesitos da diretiva Educação Ambiental do Projeto Estadual Município VerdeAzul, ressalta o Prefeito municipal Silvio César Moreira Chaves.
O Prefeito Municipal Silvinho, pode ter certeza de que todo esse apoio que vem dando para que a Educação Ambiental faça parte do cotidiano dos alunos trará bons resultados num futuro próximo, pois, serão eles os multiplicadores destes saberes para toda sociedade, comentou o Interlocutor do município o Eng. Florestal Douglas de Souza Paula.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Departamento de Meio Ambiente do Município de Planalto, coleta amostra de esgoto na entrada e na saída da ETE e encaminha para análise

O esgoto é formado pela água utilizada nas atividades diárias, como lavar a louça, roupas, tomar banho, dar descargas entre outras, e se não receber o tratamento adequado, contamina o meio ambiente e prejudica a saúde. Por isso, o tratamento de esgoto é um serviço muito importante para qualidade de vida da população e para o meio ambiente.
Segundo a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), a cada R$ 1,00 (um real) investido em saneamento, economiza-se R$ 4,00 (quatro reais) em medicina curativa.
Sabendo disso, Planalto pode se considerar uma cidade privilegiada, pois conta com sistema de coleta e tratamento de esgoto desde 1976.
Esses serviços são mantidos pela concessionária Sabesp, segundo informações obtidas no site da mesma, o município de Planalto conta com 14.130 metros de rede coletora, 2.685 metros de emissário e 1.333 ligações, coletando 96% do esgoto gerado e tratando 100% desse total.
A fim de saber como anda a eficiência do tratamento, o Departamento Municipal de Meio Ambiente no dia 23/08/2010 coletou amostras do efluente e encaminhou para empresa especializada para análise, cálculo de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio).
Segundo o Interlocutor do Município o Eng. Florestal Douglas de Souza Paula as amostras foram colhidas seguindo os passo recomendados pelo Projeto Município VerdeAzul:
- A primeira amostra foi colhida na entrada da ETE, quando o efluente (esgoto bruto) chega à estação de tratamento.
- A segunda amostra foi colhida na saída da ETE, quando o efluente (esgoto tratado) está sendo encaminhado para o corpo receptor.
Foram colhidos também amostras do Córrego Corpo Receptor (M-Montante / J-Jusante), a fim de saber se a descarga do efluente esta alterando as características do córrego.
Para o Eng. Douglas a população está diretamente ligada na formação e nas características desse efluente (esgoto), portanto é fundamental que cada um se conscientize e faça a sua parte para que o esgoto coletado chegue à ETE da melhor forma possível, portanto, não faça do vaso sanitário de sua casa uma lixeira, não jogue óleo no ralo da pia essas são pequenas ações que contribui muito na qualidade final do efluente.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Na Biblioteca Municipal de Planalto é Inaugurado Espaço para Educação Ambiental

Localizada na Av. Rio Branco, n.° 1118 - Centro, a Biblioteca Municipal de Planalto constitui um espaço que tem como finalidade facilitar o acesso à cultura, à informação, à educação e ao lazer, contribuindo para elevar o nível cultural dos cidadãos. A utilização da Biblioteca Municipal é livre e aberta a todos de segunda a sexta-feira das 8:00 as 21:00 horas.
A fim de diversificar e enriquecer ainda mais esse espaço o Departamento Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal da Educação inauguraram nesta quarta-feira (04/08) a “Estante VERDE AZUL”, composta por livros que abordam a preservação do Meio Ambiente como foco principal, lembrando também que o espaço é uma das exigências do protocolo de intenção do Programa Município Verde Azul, assinado pelo Prefeito Silvio César Moreira Chaves, explica o Interlocutor do Município Eng. Florestal Douglas de Souza Paula.
O Prefeito Municipal Silvinho lembra que o espaço além do valioso acervo bibliográfico conta também com o Programa Estadual Acessa SP, programa este que garante a toda população o acesso democrático e gratuito à internet, visando acabar com a exclusão digital.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Secretaria da Educação em parceria com o Departamento de Meio Ambiente

Replanejamento Escolar que fez a diferença!
Durante o Replanejamento Escolar, referente ao 2º semestre do ano letivo na Escola Municipal Geraldo Alves Moreira de Ensino Fundamental – Ciclo I, nesta terça feira dia 27/07, Direção, Coordenação e Professores da referida escola e da Pré-Escola Maria Andreolli Chaves, puderam contar com a honrosa presença do Interlocutor do Município de Planalto Eng. Florestal Douglas de Souza Paula.
O convite foi feito pela Secretária Municipal de Educação Sra. Elizabel Ferreira Lopes, onde a mesma pediu ao referido engenheiro que abordasse as “Questões Ambientais”, que poderão ser desenvolvidas nas escolas.
Dentre outras explanações o engenheiro Douglas explicou a Lei n.° 030/2010 que fixa o Calendário das Datas Comemorativas Ambientais e a Lei 031/2010 que Institui a Política Municipal de Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino.
Para o Prefeito Municipal Silvio Cesar Moreira Chaves levar a questão ambiental para as crianças é o que vai fazer toda a diferença e mudar a consciência coletiva da população.
Assim, a grande tarefa da escola é proporcionar um ambiente escolar saudável e coerente com aquilo que ela pretende que seus alunos aprendam, para que possa, de fato, contribuir para a formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente.
Segundo o Interlocutor Eng. Florestal Douglas de S. Paula para isso é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, promovendo atividades que possibilitem uma participação concreta dos alunos, desde a definição dos objetivos e dos caminhos a seguir para atingi-los.
O Setor Municipal de Educação agradece as valiosas explicações proferidas pelo referido engenheiro e argumenta que o cuidado com o Meio Ambiente é uma atitude que vai além de qualquer idade, formação, profissão, classe social ou nível de escolaridade, enfim, não é um assunto para ser discutido só nas escolas e sim em toda sociedade.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Funcionários da Prefeitura Municipal de Planalto participa do curso de Capacitação e Formação de Brigada de Incêndios Florestais

Todos nos sabemos que o fogo é um problema crescente nos remanescentes de florestas, no entanto os efeitos que eles causam ao meio ambiente ainda vêm sendo ignorados.
Diante dessa realidade, nos dias 23 e 24 de junho na cidade de Nipoã aconteceu o curso de capacitação e formação de Brigada de Incêndios Florestais ministrado pelo Sargento Jonas, da Base do Corpo de Bombeiro de José Bonifácio.
Tendo em vista a preocupação do Governo Municipal de Planalto com o meio ambiente, 6 (seis) funcionários do município participaram do curso.
Os participantes tiveram noções teóricas e práticas de combate a incêndios, manutenção e manuseio de ferramentas e equipamentos de combate como: abafadores e pinga fogo.
Para o Eng. Florestal Douglas de Souza Paula Interlocutor do Município de Planalto frente ao Projeto Município Verde Azul ninguém está livre de imprevistos, e os incêndios fazem parte das calamidades naturais ou criminosas, e pequenas cidades como a nossa, dependem de bombeiros de outras cidades onde o tempo gasto com deslocamento será maior sendo assim iniciativas promissoras como esta de formar pessoas para atuar no combate a possíveis incêndios é sempre importante, tendo em vista que a agilidade no combate pode reduzir os impactos.
A entrega dos certificados ocorreu na cidade de José Bonifácio no dia 02 de Julho de 2010 em comemoração ao dia do Bombeiro.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Em busca da Certificação Ambiental Prefeito de Planalto sanciona Lei que cria o Departamento de Meio Ambiente

Analisando a situação ambiental do município de Planalto tomando como base a pontuação obtida sobre as 10 (dez) diretivas ambientais propostas pelo Programa Estadual Município VerdeAzul, conclui-se que a muito que se fazer.
Diante dessa realidade, buscando melhorar a pontuação do município que hoje é de 37,66 ocupando a 480º posição entre os 565 municípios avaliados e visando normatizar e licenciar impactos ambientais no âmbito municipal, nesta quinta-feira 13/05/2010, o Prefeito de Planalto, Silvio César Moreira Chaves no uso de suas atribuições sancionou a Lei 024 criando o Departamento de Meio Ambiente de Planalto (DMA).
Para o Engenheiro Florestal Douglas de Souza Paula, a criação do “DMA” é apenas o primeiro passo, pois para que o município obtenha o selo de “Município VerdeAzul” é necessário uma pontuação superior a 80 (oitenta) pontos, isso se torna possível cumprindo as exigências pré-estabelecidas para cada diretiva (Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente).
Segundo o Governo do Estado, os municípios que obtiverem o selo de “município VerdeAzul” terão prioridades na obtenção de recursos.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Os animais pedem socorro nas rodovias

O Brasil possui uma das maiores biodiversidades de fauna e flora do planeta. Porém, dados revelam que as mortes por atropelamento são consideradas hoje a segunda maior causa de perda da biodiversidade da fauna em todo o mundo, ficando atrás apenas da fragmentação dos ambientes naturais.
Estradas são importantes para levar desenvolvimento ao País, mas precisam ser planejadas, levando em conta o grande impacto ambiental que causam.
O problema de atropelamento de animais silvestres parece fazer parte de todas as rodovias do país, as vítimas são tamanduás, tatus, capivaras, cobras, pássaros, cervos e até animais raros ou em extinção, como o lobo-guará. "É uma tragédia silenciosa, da qual a maioria das pessoas nunca ouve falar".
No dia 08/05/2010, o Eng. Florestal Douglas de Souza Paula pode comprovar essa triste realidade quando se deparou com Tamanduá bandeira morto no acostamento da estrada SP-425 que liga o Município de Planalto/SP a rodovia Assis Chateaubriand, segundo o Eng. ao observar a paisagem ao redor notou que se tratava de uma área cultivada com cana-de-açúcar no qual havia ocorrido a queima da palha, porém esse animal em especifico não apresentava sinais de queimaduras.
Especialistas relatam que os Tamanduás quando são ameaçados por algum predador, eles põem-se de pé e abrem os braços apresentando as enormes garras que intimidam e afugentam os predadores. Mas infelizmente essa estratégia de defesa que funciona muito bem contra seus inimigos naturais nada podem fazer contra um adversário tão implacável e tão mortal como um carro ou caminhão.
Muitos propõem a construção de túneis sob as rodovias como medida mitigadora, acreditando que os animais terão noção do perigo e disciplina para usar estas passagens.
No entanto antes de se propor qualquer medida buscando reduzir os impactos dos atropelamentos sobre as populações de animais silvestres são necessários alguns estudos prévios, como verificar quais espécies de animais e os pontos de maior incidência. A partir daí, fica mais fácil determinar qual metodologia será utilizada e em que local ela deverá ser implantada.
Levantamentos realizados nas rodovias brasileiras apontam que a melhor solução é a colocação de placas informativas sobre a incidência de atropelamentos e uma campanha educativa dos motoristas além de manter a vegetação do acostamento baixa para melhorar as condições de visibilidade.
Essas ações são de responsabilidade dos órgãos públicos, porém não terão o efeito desejado se não forem associadas a um amplo trabalho de conscientização dos condutores de veículos para que esses obedeçam às regras de trânsito, principalmente, no que diz respeito aos limites de velocidade.
Reduzir o número de atropelamentos de animais silvestres nas nossas estradas é uma obrigação de todos nós !!!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Lazer ou Degradação? (Córrego Caidô)

A vida moderna nas cidades é caracterizada pela poluição e pela falta de “verde” nas ruas e isso faz com que a população urbana se sinta afastada do meio ambiente.
Essa realidade tem despertando nas pessoas a busca por momentos diferentes onde possam desfrutar de ambientes que ainda não foram destruídos que lhes propiciem descanso e diversão.
No dia 03/05/2010 o Engenheiro Florestal Douglas de Souza Paula por mera curiosidade foi até o Córrego Caidô localizado na divisa entre o município de Planalto e Turiúba. O córrego trata-se de uma área de preservação permanente protegida por lei.
Segundo o Eng. Florestal, o local é bastante freqüentado no verão pela população da região.
As observações feitas demonstraram que as pessoas estão agredindo severamente o ambiente local, provocando mudanças em suas paisagens e causando uma enorme perturbação visual devido à grande quantidade de lixo descartada aleatoriamente. Diversos matériais foram encontrados, como, sacolas plásticas, latas de cerveja, garrafas pets entre muitos outros, causando enorme preocupação por possuírem duas características: flutuam muito fácil podendo se dispersar para outras áreas desprovidas de poluição e apresentam um tempo de decomposição muito alto.
Os danos ambientais decorrentes do cotidiano das pessoas são, em geral, vistos como pouco expressivos ou totalmente desconsiderados, no entanto, as ações diárias de centenas de pessoas representam uma pressão sobre o meio ambiente, por vez insuportáveis.
É necessário enfatizar que o processo de degradação é passível de controle e/ou reversão, nesse contexto, a educação ambiental surge como um instrumento que possibilita preparar cidadãos mais conscientes de sua relação com a natureza, sendo esta uma alternativa a longo prazo a natureza vai resistindo como pode.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Seja um parceiro do meio ambiente, ajude a preservá-lo

Atualmente, vivemos num ambiente onde a natureza é profundamente modificada a cada dia. Muito se tem discutido sobre as melhores formas de tratar e eliminar o lixo, no entanto nada se faz o que se vê em todos os lugares uns mais outros menos é lixo acumulado pelas ruas e como conseqüência disso basta vir à primeira chuva para que esse lixo obstrua os bueiros e faça de nossas ruas verdadeiras piscinas.
A coleta seletiva e a reciclagem de lixo têm um papel muito importante para o meio ambiente. Pois, por meio delas, é possível recuperar matéria prima que de outro modo seriam tiradas da natureza. Diante da ameaça de escassez dos recursos naturais não-renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais recicláveis, que são separados na coleta seletiva de lixo.
Mas então como colaborar?
É fácil, basta apenas:
Reduzir o lixo evitando o desperdício revisando seus hábitos de consumo;
Reutilizar tudo o que for possível antes de jogar fora e só então
Reciclar, transformar materiais já usados, por meios de processo artesanal ou industrial em novos produtos.
Devemos ressaltar ainda que através da coleta seletiva e da reciclagem é possível reduzir o volume final de resíduos que seria destinado aos aterros aumentando assim a vida útil dos mesmos.
Seja um parceiro do meio ambiente, ajude a preservá-lo.

domingo, 18 de abril de 2010

Levantamento Quali-quantitativo da Arborização Urbana das Vias Públicas do Município de PLANALTO, SP

Levando em consideração à grande importância da arborização urbana para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida nas cidades e do compromisso voluntário da Prefeitura Municipal de Planalto em se adequar ambientalmente, tomando como base as 10 (dez) diretivas ambientais do programa município “verdeazul”, o Engenheiro Florestal Douglas de Souza Paula realizou o levantamento quali-quantitativo da arborização urbana das vias públicas do município, onde para cada individuo sem utilizar critério de censura foram anotadas as seguintes informações: Localização da árvore; Nome da espécie; Origem da espécie; Condições de fitossanidade; Qualidade de poda; Interferência da copa na rede elétrica e Interferência do sistema radicular nas calçadas, permitindo assim identificar os pontos que mais necessitam de intervenção.
Segundo Eng. Florestal após analisar os dados constatou-se que a arborização do município de Planalto é fragilizada, pois apresentou uma baixa riqueza de espécies, resultando em uma grande abundância de Licania tomentosa; uma maior proporção de espécies exóticas, desvalorizando assim a flora regional; e muitos indivíduos têm causado danos nas calçadas e tem apresentado problemas fitossanitários.
Todos esses pontos negativos são resultados da falta de planejamento para implantação e manejo dessa arborização, devido a falta de um departamento municipal especializado para gerir esse setor, no qual seria responsável pela definição de espécies adequadas para o local e eliminação gradativa das árvores que estão causando danos, evitando o plantio e manutenção feitos erroneamente pela população.